Stupa de Swayambhunath




    Em julho de 2008 foi iniciada a décima-quinta restauração e renovação da Stupa de Swayambhu, a iniciativa foi de Tarthang Tulku Rinpoche como parte de seu trabalho de preservar e dar suporte ao Dharma.

    Alguns dos melhores artistas do Nepal trabalharam na remoção, reparo e reinstalação das partes e peças de ouro, cobre, ferro e maderia da Stupa, incluindo um novo dourado no grande Vajra que fica ao lado. Os trabalhos terminaram no auspicioso mês do Saga Dawa, maio de 2010, e para celebrar a conclusão da renovação um grande evento pela paz foi realizado em 27 de maio.

    A população foi incentivada a acender uma lamparina e fazer um minuto de silencio, muitos fizeram isso em suas casas, no Nepal e em outras partes do mundo, milhares compareceram pessoalmente ao evento. Mais de treze mil velas iluminaram todo o complexo e ao cair da noite inicio-se a cerimônia de iluminação oficial. Após o sinos tocarem, foi feito um minuto de silencio pela paz no mundo, então as lâmpadas se acenderam e um famoso coral nepalês cantou musicas  de paz. Com os quatro lados da Stupa iluminados, as pessoas presentes fizeram circumambulações (kora) durante horas, desfrutando as bençãos da Stupa, agora luminosa e brilhante, e da paisagem no topo do coração do Vale de Kathmandu.

    Em junho de 2010 foram feitos três dias de pujas para a consagração da Stupa. As mandalas ao redor da Stupa foram cobertas de flores. Mais de 200 tigelas de oferenda de água com açafrão e flores foram colocadas ao redor da Stupa, e tecido amarelo foi oferecido ao redor das rodas de oração e dos principais templos próximos. Centenas de bandeiras, recém impressas, de Manjushrinamasanghiti foram asteadas, incensos e grandes lamparinas de manteiga foram oferecidas nas quatro direções.



    O primeiro dia de puja foi presidido por Chokyi Nyima Rinpoche com a participação de mais de 300 monges e monjas. O segundo dia foi presidido por Phachok Rinpoche e novamente mais de 300 monges e monjas estiveram presentes. O ultimo dia de puja foi presidido por Tulku Urgyen Yangsy Rinpoche, Chokling Rinpoche, Chokyi Nyima Rinpoche, Tharik Rinpoche Chosgyas Shapdrung Rinpoche, Shangpa Rinpoche e Zang Zang Rinpoche e mais de 2000 monges e monjas das quatro principais escolas do budismo tibetano. 



    Sua Santidade Trulshik Rinpoche realizou a consagração principal de um helicóptero que sobrevoou a Stupa três vezes soltando flores. Orações foram recitadas pelos monges para selar as bênçãos da tradição Nyima com a Stupa de Swayambhu para sempre.



Comentários

Postagens mais visitadas