Passeando pelo Monastério Tashiding

Drakkar Tashiding é o lugar mais sagrado do Sikkim, visitado por Guru Rinpoche no século 8 e no século 14 pelo Tertön Rigdzin Gödem (1337-1408), que estabeleceu um mosteiro lá.

O Monastério Tashiding fica no topo de uma colina em forma de coração que se ergue entre o Rio Rathong e o Rio Rangit, no coração do Sikkim. Enquanto se caminha até o mosteiro (cerca de meia hora), um pouco antes de chegar ao topo da colina onde fica o mosteiro, um pequeno caminho se ramifica para a esquerda levando a uma caverna usada para práticas yoguis. No topo da colina está o mosteiro estabelecido por Sempa Chenpo Puntsok Rigdzin e seu neto Sempa Chenpo Rinchen em 1641. Dentro do templo principal há duas estupas contendo relíquias desses mestres. Atrás do templo está um aglomerado de estupas. No lado leste do aglomerado de estupa está uma imagem auto-surgida de Guru Rinpoche. Nas quatro direções ao redor de Tashi Ding estão as quatro cavernas sagradas de Guru Rinpoche.

O budismo chegou ao Sikkim por Guru Rinpoche, que também consagrou muitos lugares no Sikkim e abençoou a terra, especialmente Tashiding como o centro espiritual da terra. Existem várias lendas ligadas ao mosteiro mais venerado do Sikkim. Diz-se que Guru Rinpoche atirou uma flecha para o ar e então meditou no local onde ela pousou e, eventualmente, o local se tornou o Mosteiro de Tashiding.

No século 14, Rigdzin Gödem (1337-1408) estabeleceu um monastério em Tashiding. No século 17, durante a década de 1640, Lhatsün Namkha Jigme (1597-1650) revelou o ciclo de Rigdzin Sokdrup em uma das quatro cavernas sagradas que cercam Tashiding. Uma lenda relata os três monges que consagraram o primeiro Chogyal (rei temporal e religioso) do Sikkim em Yuksom. Aparentemente, eles viram um fenômeno incomum de luz brilhante, brilhando no topo do Kanchendzonga, a montanha mais alta da Índia, que refletiu em um local próximo ao local onde o atual Monastério Tashiding foi construído. Além disso, um cheiro perfumado de incenso e música divina também foi notado.

Neste local sagrado aconteceu a cremação de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, e uma stupa foi construída por seus próprios discípulos, incluindo Dilgo Khyentse Rinpoche, para abrigar suas relíquias. Posteriormente, esta estupa foi folheada a ouro por Orgyen Tobgyal Rinpoche na década de 1990. Em dezembro de 2019, nesta montanha sagrada, foi realizada a cremação de Sogyal Rinpoche.


Abaixo estão algumas imagens deste lugar especial, visitado e abençoado por Budas e Bodisatvas.








Bumchu: O Ritual do Vaso de Água Sagrada de Tashiding (2012)



Comentários

Postagens mais visitadas