Salvando Vidas de Seres Sencientes

Semo Saraswati
 

Conselhos sobre Vegetarianismo

Saudações auspiciosas de Saga Dawa a todos. Eu sou Saraswati de Yangleshod, Nepal, e fui convidada para falar um pouco sobre vegetarianismo. Não tenho nada particularmente monumental a dizer e, de qualquer forma, somos todos iguais; não há nada de especial sobre mim e não sei como dizer muito. Mas se eu fosse dizer algo sobre o tópico do vegetarianismo, eu diria que baseado no fato de que obtivemos um precioso renascimento humano e encontramos o Dharma sagrado, entendemos que matar seres sencientes e comê-los é errado. 

Nesta ocasião, durante o mês sagrado da Saga Dawa, e também no Dia dos Milagres e em outros momentos auspiciosos, sempre renunciamos à violência contra os seres sencientes e trabalhamos para salvar suas vidas, sabendo que não há virtude maior do que esta. O mérito de construir templos, estátuas de Buda e Stupas, ou quaisquer outras ações positivas que possamos empreender, empalidece em comparação com o mérito de salvar a vida de um ser senciente. Isso é o que o Buda ensinou, e o que os grandes nobres mestres e professores do passado disseram.

 Com base nesses ensinamentos, agora que temos a capacidade de falar e entender o significado, que é o que significa nascer como um ser humano em um corpo humano, sabemos - todos vocês reunidos aqui hoje sabem - que o ato de matar outro ser e comer sua carne é errado. É porque vocês sabem disso que estabeleceram esta organização. Se você não soubesse disso, não sentiria a necessidade de estabelecer uma organização como esta. Como você já sabe disso, não há realmente muito que eu precise lhe contar. Eu apenas pediria para você, por favor, não coma carne durante a Saga Dawa, e mais do que isso, que você faça o seu melhor para se abster de comer carne por completo.

Semo Saraswati e seu pai Kyabje Chatral Rinpoche

 Além disso, quando se trata de salvar a vida de seres sencientes, se continuarmos comendo carne enquanto trabalhamos para salvar vidas, isso não parece muito bom. Comer carne com uma mão e salvar vidas com a outra, realmente isso não parece muito bom. Na verdade, quando se trata de salvar vidas, a melhor maneira de fazer isso é não comermos carne. 

Quanto a mim, já se passaram 26 anos desde que parei de comer carne, graças à gentileza de meu guru raiz. Ao obter um corpo humano precioso com a capacidade de compreender e por meio da bondade de meu guru raiz, entendi por que comer carne é errado. Eu entendi que matar seres sencientes e comê-los é completamente errado, então desisti de comer carne. Então, para mim, ocasiões como Saga Dawa e o Dia dos Milagres não são diferentes, porque desisti de comer carne por toda a minha vida. 

Da mesma forma, entendi que couro e pele de animais, sapatos de couro, bolsas de couro e outros produtos de origem animal também não são corretos e, com esse entendimento, procuro limitar meu uso de produtos de origem animal em geral. Eu dei o que tinha e nunca compro essas coisas. Hoje em dia, se as pessoas me oferecem coisas que são feitas de pele de seres sencientes e assim por diante, eu digo a elas que não as quero. Portanto, consumir produtos de origem animal é outra maneira de prejudicar os seres sencientes. 

Algumas pessoas afirmam que uma pessoa com compaixão pode comer carne, ou uma pessoa com conhecimento transcendente pode beber álcool. Se você for capaz de parar de comer carne, por favor, desista. Se você não puder, por favor, não diga coisas confusas como esta, porque algumas pessoas que podem estar inclinadas a desistir de comer carne vão pensar que pessoas compassivas deveriam comer carne ou pessoas com conhecimento transcendente deveriam beber álcool. Esse tipo de mal-entendido não seria útil ou correto.

 Então, isso é realmente tudo que tenho a dizer hoje. Eu não tenho muito a oferecer a você além disso. Hoje em dia, o movimento vegetariano se espalhou muito, e aqui no Nepal o consumo de carne caiu muito. Muito menos pessoas comem carne agora. Os hindus também estão abandonando a carne. Os nepaleses estão desistindo de comer carne. Os meditadores Vipassana estão abandonando a carne. Todas essas notícias são maravilhosas. 

Então agora, todos vocês, por favor, trabalhem duro, dêem o seu melhor e eu também irei trabalhar tão duro quanto puder. Muito obrigado por estabelecer esta organização e trabalhar por este movimento. Isso é tudo que tenho a dizer hoje, muito obrigado a todos. Tashi Delek.

 9 de junho de 2019


(traduzido do tibetano para o inglês por Heidi Nevin, que também autorizou esta postagem)


Comentários

Postagens mais visitadas