Entrevista com Kyabje Chatral Rinpoche

Kyabje Chatral Rinpoche em Gadawari, 2001

Pergunta: Por que você decidiu parar de comer carne? Quantos anos você tinha quando tomou essa decisão?

Rinpoche: Está escrito em muitos textos Theravadayana e Mahayana que não se deve comer carne. Há também um texto Vajrayana que diz a mesma coisa, que não se deve comer carne ou ingerir álcool. Devido a isso, estou seguindo as instruções do Buda Shakyamuni. Por ser uma pessoa religiosa, não como carne ou álcool e ao mesmo tempo tento dizer às outras pessoas para não consumir essas coisas. Este é o meu motivo - estou apenas tentando motivar outras pessoas. Eu tinha 47 anos quando fui a Bodhgaya e fiz um voto a todos os budas e bodhisattvas de desistir da carne e do álcool.

Pergunta: Por que você acha que o vegetarianismo é um aspecto importante da prática do Dharma?

Rinpoche: Se você comer carne, isso vai contra os votos que alguém faz ao buscar refúgio no Buda, no Dharma e na Sangha. Porque quando você come carne, você tem que tirar a vida de um ser. Então eu desisti.

Pergunta: Alguns afirmam que podemos ajudar os animais que se come orando por eles e, portanto, comer carne é compassivo. Exceto os iogues e lamas mais realizados, o que você acha dessa afirmação?

Rinpoche: Com poderes sobrenaturais obtidos por meio de certas práticas de meditação, é verdade que existem alguns seres realizados que podem reviver animais mortos e ajudá-los a alcançar um renascimento ou iluminação superior consumindo pequenas quantidades de sua carne. Mas isso não é feito para o sustento, e sim apenas com o propósito de ajudar aquele animal. Eu pessoalmente não tenho esse poder e, por isso, nunca como carne. Comer carne na dieta de alguém é muito diferente de comer carne para libertar um ser por meio de poderes sobrenaturais. Eu sou apenas um praticante comum que realmente não tem essas qualidades. Então, se eu comesse carne, seria o mesmo se você ou qualquer outro leigo comesse carne. Eu estaria cometendo um pecado e receberia carma negativo. Eu não finjo que tenho poderes especiais e como carne, apenas evito isso completamente.

Pergunta: Você vê budistas tibetanos no exílio fazendo um esforço sincero para reduzir o consumo de carne e se tornarem vegetarianos, ou comer carne se tornou um aspecto arraigado da cultura tibetana?

Rinpoche: No Tibete, só há carne e tsampa [farinha de cevada torrada] - não há outro alimento básico. O Tibete fica em uma altitude elevada e o clima é semelhante ao da tundra. Não há muitas frutas e vegetais. Depois de vir para o Sul da Ásia, você realmente não precisa seguir o costume tibetano de se alimentar de carne e tsampa. Existem muitos tipos de frutas e vegetais, suplementos nutricionais - todos os tipos de bons alimentos. Tudo está disponível. Portanto, não há realmente necessidade de falar sobre os costumes do Tibete como desculpa para comer carne. Pela minha experiência, não comer carne tem muitos benefícios. Tenho oitenta e oito anos e desde que parei de comer carne, não tive nenhuma doença grave. Quando durmo, durmo bem. Quando eu me levantar, posso ir embora imediatamente. Quando leio textos religiosos, posso vê-los corretamente. Tenho uma audição muito boa e posso ouvir com atenção. Essas são as qualidades que experimentei por não comer carne. Não adoeci nem morri quando parei de comer carne; nenhuma consequência negativa veio para mim. Posso viajar de veículo, avião ou trem sem sentir náuseas ou tonturas e nunca tenho dores de cabeça. Eu sou um ser humano formado por carne e sangue como qualquer outra pessoa e sou a prova de que desistir de comer carne não faz mal a ninguém, como muitos tibetanos parecem pensar. Estou lhe contando por experiência própria; só coisas boas me aconteceram por desistir de comer carne.

Pergunta: Alguns monges me disseram que, uma vez que os insetos são mortos na produção de arroz e outros vegetais, não há realmente nenhuma diferença em comer essas coisas e comer carne. O que você pensa sobre isso?

Rinpoche: Isso significaria que você não comeria nada e morreria de fome. Se você disser que passaria um mês sem matar insetos com a comida que come, você morreria. Se você morrer, esta preciosa vida humana será desperdiçada. Então, se você simplesmente deixar seu corpo ser destruído, isso significa que você está tirando sua própria vida, o que é matar em si mesmo. Você sempre pode tirar o inseto do arroz ao vê-lo e deixá-lo livre lá fora. Você não precisa necessariamente matar seres para comer. Embora, quando andamos, esmagamos muitos insetos sob nossos pés. Podemos não vê-los ou observá-los, mas ainda assim nós os matamos. Não estar ciente não significa que não criamos nenhum mal, porque, afinal, causa e efeito estão sempre lá.


(fonte: Compassionate Action, Chatral Rinpoche. By Zach Larson. Snow Lion Pub)

Comentários

Postagens mais visitadas