sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Akhyuk Rinpoche 1927 - 2011



    Lama Akhyuk Rinpoche, também conhecido como Khenpo Achuk, Jamyang Lungtok Gyaltsen ou Drubwang Lungtok Gyatso, nasceu em Trom, no Tibet Oriental. Ele entrou para o Monastério Trom Dokhol, onde foi ordenado aos 15 anos, e serviu professores das linhagens Sakya, Nyingma e Gelug. Recebeu o ciclo Lamdré, ensinamentos Sakya, de Dezhung Ajam Kunga Gyaltsen. Mais tarde foi estudar com Tromge Arik Rinpoche, um aluno de Khenpo Ngawang Palzang, e o serviu por 33 anos. Durante a ocupação militar do Tibet, Lama Akhyuk se tornou o atendente de seu guru, passando grande dificuldade sem levar em conta sua própria saúde ou vida, e assim provando ser um filho do coração ideal. Arik Rinpoche o nomeou como detentor de sua linhagem, conferindo a ele todos os conselhos e instruções do ciclo Lamdré e Dzogchen.

    Uma vez que as restrições à prática budista foram suavizadas, Akhyuk Rinpoche começou a ensinar muito, instruindo um grande número de monges e leigos. Lama Akhyuk Rinpoche foi um grande expoente do Dzogchen, os ensinamentos da Grande Perfeição.

    Após passar décadas em retiro com Arik Rinpoche, ele estabeleceu o Yachen Orgyen Samten Chöling, também conhecido como Yachen Gar, um acampamento para milhares de monges, monjas e praticantes leigos, em um vale isolado perto de Kandze, na Provincia de Sichuan na China. Este assentamento fornece aos alunos uma oportunidade de receber uma educação budista abrangente. Lama Akhyuk ensinou regularmente neste centro.

    Em conjunto com Jigme Phuntsok Rinpoche, ele revitalizou o estudo e a prática do budismo tibetano no Tibet Oriental. Com a morte de Jigme Phuntsok Rinpoche em 2004, Akhyuk Rinpoche era considerado o mais velho professor da tradição nyingma residente no Tibet.

    Akhyuk Rinpoche faleceu em 23 de julho de 2011.


Nenhum comentário: