Polu Khenpo Dorje



    Polu Khenpo Dorje (1896 - 1970), também conhecido como Thupten Kunga Gyaltsen, foi um dos principais discípulos de Khenpo Ngawang Palzang (Khenpo Ngachung ou Khenpo Ngaga)    e era considerado um dos mestres de Dzogchen com mais realização dos ultimos tempos. Ele também era chamada de Bomta Khenpo, por causa de seus benfeitores, os Bomta Tsang, que eram uma das famílias mais ricas no Tibet.

    Ele nasceu no vale Polu, na região de Derge. Entrou para o Monastério Polu, onde aprendeu a ler e escrever, e estudou com Gönchen Shar Lama Jamyang Khyenrab, um aluno pessoal de Patrul Rinpoche. Ele também estudou em Palyul, Dzongsar e alguns outros monastérios, depois de algum tempo se tornou o abade do Monastério Polu.

    Recebeu iniciações e transmissões de Drubwang Pema Norbu e de Jamyang Khyentse Chökyi Lodrö, e especialmente de seu principal professor, Khenpo Ngawang Palzang.

    Ele foi para o Tibet Central e meditou nos mais poderosos lugares das províncias de Ü, Tsang, Dakpo e Kongpo, especialmente em Samye Chimpu e Kharchu em Lhodrak. Encontrou o grande estudioso Vimalamitra sob o disfarce de um sadhu indiano, que usou um gesto simbólico para apresentá-lo diretamente à natureza de sua mente.

    Após a invasão chinesa, ele foi para a Índia, onde deu ensinamentos. 

  Fez uma peregrinação aos lugares mais sagrados do Butão, em Bumthang teve uma visão de Longchenpa. Ele ensinou em todo o Butão, e a convite da avó da rainha, permaneceu num retiro de montanha em Dechen Chöling.

   Aos 74 anos de idade, no décimo-oitavo dia do nono mês do ano do Cão de Ferro (1970), ele faleceu, sentado, na postura da mente confortável e tranquila.

   Entre seus principais discípulos estão Taklung Tsetrul Rinpoche, Khenpo Kunga Lekpa, Dr. Trogawa, Chagdud Tulku Rinpoche e o terceiro Zhingkyong Choktrul.

Comentários

Postagens mais visitadas