sexta-feira, 1 de abril de 2011

Yanglesho



    Yanglesho é uma caverna sagrada de Guru Rinpoche em Pharping, perto de Kathmandu no Nepal. No "Grande Tesouro de Bençãos" (A Great Treasure of Blessing - A Book of Prayers to Guru Rinpoche) é dito:

    "Então, em Yanglesho, hoje Pharping no Nepal, ele praticou a sadhana de Yangdak Heruka com a consorte Shakyadevi, filha de um rei do Nepal. Espíritos poderosos causavam uma seca que durava três anos, havia fome e doenças, então Padmasambhava pediu a seus mestres na Índia um ensinamento para contê-los. Dois homens retornaram carregados com os tantras e comentários de Vajrakilaya, e no momento que chegaram os obstáculos foram pacificados. Guru Rinpoche e Shakyadevi alcançaram o terceiro nível de vidyadhara, "grande selo de vidyadhara ou mahamudra". Guru Rinpoche reconheceu que Yangdak é como um comerciante engajado na realização do negócio, o sucesso pode ser grande, mas há obstáculos, ao passo que Vajrakilya é como uma escolta armada, ele é necessário para evitar e superar os obstáculos. Então ele compôs sadhanas de Yangdak e Vajrakilaya, combinadas e vinculadas aos guardiões de Vajrakilaya para proteger os ensinamentos.


    No teto da caverna existe uma cavidade que acredita-se ter sido feita pelo chapéu de Guru Rinpoche em um momento que ele se levantou e tocou o teto com sua cabeça. Peregrinos que visitam esta caverna costumam meditar com suas cabeças dentro da cavidade.


    Ao lado da caverna fica o monásterio de Chatral Rinpoche.

Nenhum comentário: