Parinirvana de Terton Pedgyal Lingpa
Terton Pedgyal Lingpa
Hoje é o Parinirvana de Terton Pedgyal Lingpa.
Terton Pedgyal Lingpa foi um dos dois tertons identificados e reconhecidos como genuínos por Jamyang Khyentse Chokyi Lodro.
Sua Santidade o Dalai Lama certa vez viajou para Tso Pema e foi a cavalo para uma caverna onde o Terton estava residindo. Sua Santidade pediu bênçãos e orações de longa vida ao Terton.
Em outra ocasião, o Terton chegou sem alarde onde Sua Santidade 16º Karmapa residia. SS convidou-o a entrar em seus aposentos internos, enviou todos os outros tulkus e lamas para fora e pediu para não ser incomodado. Depois de muito tempo, alguns atendentes ficaram preocupados que este desconhecido yogui Ngakpa pudesse ter prejudicado SS, então foram até eles. O que eles viram foi o Terton sentado no trono e dando iniciação e transmissão a SS 16º Karmapa.
Quando o Terton revelou o Terma Khandro Gongdue do venenoso lago de Vajrayogini, na terra oculta de Pema Ko, também havia um ovo de ouro. O Terton explicou que o que estava dentro daquele ovo era para SS 16º Karmapa, isso é o que ele deu a ele quando viajou para vê-lo.
Os principais termas por ele revelados, o Kusum Gongdue e o Khandro Gongdue, foram dados pelo Terton aos principais guardiães do tesouro para estabelecer este ciclo durante a era atual. Os detentores do tesouro profetizado eram Tulku Sang Ngag Rinpoche, Chagdud Rinpoche e Lama Naldjor Rinpoche.
Tanto Chagdud Rinpoche quanto Tulku Sang Ngag Rinpoche estabeleceram este ciclo precioso por todo o Himalaia, bem como no oeste.
Lama Naldjor ficou tão impressionado com as bênçãos potentes, e com os resultados imediatos que recebeu ao praticar uma prática curta que o Terton havia lhe dado, que colocou todos os seus alunos e a si mesmo sob os cuidados do Terton, e implorou a ele para garantir que todos os termas que ele mantinha fossem anotados para as gerações futuras. O Terton pediu um escriba e foi Drupon Lama Karma que foi encarregado desse trabalho. Drupon Lama Karma passou 4 anos lado a lado com o Terton. Durante esse tempo, ele trabalhou com o Terton diariamente para escrever esse ciclo em textos.
Muitos dos maiores mestres dos últimos 100 anos reconheceram as bênçãos que o grande Terton realizou.
(fonte: Ewan Kusum Ling)
Comentários