DoDrubchen Rinpoche


Dodrubchen Rinpoche e seu Monastério no Sikkim

Um dos maiores mestres espirituais, Mahasiddha, Jigme Thrinlay Odzer, foi um dos principais discípulos de Jigme Lingpa, o grande detentor da linhagem de Dzogchen. A região específica onde Mahasiddha Jigme Thrinle Odzer permaneceu e libertou os seres com sua presença impecável de pura compaixão é conhecida como Do. Como Drupchen na língua tibetana significa Mahasiddha, (o grande realizado) os dois nomes juntos tornaram-se seu título de veneração: DoDrupchen.

Traçando a linhagem até os dias atuais, a quarta encarnação de DoDrupchen nasceu em Golok no Tibet, muito próximo de sua sua residência principal. Como todos os DoDrupchens, ele vem diretamente da Gloriosa Montanha Cor de Cobre e retorna para lá após a morte, onde permanece até sua próxima reencarnação. Isso foi indiretamente indicado quando, logo após sua entronização, aos três anos de idade, ele cantou espontaneamente a Prece das Sete Linhas e outras invocações, enquanto sorria e ria de maneira muito doce e encantadora, o que comoveu toda a multidão que estava lá para testemunhar a ocasião.

Posteriormente, aos quatro anos de idade, atendentes e tutores imploraram-lhe com doces e palavras gentis para dizer-lhes de onde ele tinha vindo, ao que ele respondeu, "da casa de Guru Yab-Yum", e descreveu os seres do arco-íris e suas aparências, e admitiu que seu número e identidades eram confusos, pois "havia tantos deles."

Entre as idades de quatro e cinco anos, Drupchen Rinpoche recebeu diretamente muitos métodos de meditação e práticas através da transmissão do fluxo mental de Dorje Phurba (VajraKilaya). Ele transmitiu esses ensinamentos fluentemente na forma falada, mas infelizmente nem todos foram registrados. No entanto, alguns foram gravados por um assistente e um abade realizado, Cho Chok, acrescentando um ótimo comentário sobre eles.

Embora ele não precisasse purificar sua própria mente ou acumular qualquer mérito, para demonstrar aos seres o caminho correto, DoDrupchen abordou numerosos mestres humanos para ensinamentos, como Apong Terton (encarnação anterior de Sakya Trizin), Choying Rangdrol e muitos outros grandes mestres. Então ele realizou numerosas práticas de Ngondro, anos de retiro e educou-se em todas as artes, ciências e ofícios comuns, como desenhar mandalas, caligrafia, astrologia, cerâmica, arquitetura e inúmeras outras habilidades, tudo por volta dos quinze anos.

Após este período, Jigme Thinley Palbar, o 4º DoDrupchen, dedicou seu tempo a beneficiar os seres, dando ensinamentos, iniciações e bênçãos, entre outras atividades. Em 1957, ele atendeu a uma previsão de uma Dakini, sobre eventos políticos iminentes e deixou o Tibete, indo para a Índia e o Nepal por meio de Sikkim.

Nesta nova fase fora do Tibete, Rinpoche nunca perdeu tempo, dedicando cada momento a ajudar os seres com seu exemplo compassivo, e continuou a dar ensinamentos, iniciações e bênçãos a milhares de devotos e praticantes em muitos lugares.

Até hoje, sua presença permanece a mesma: calma, humilde, sem adornos, simples e despretensiosa - mas profundamente benéfica. Ele reside em sua sede principal em Sikkim a maior parte do tempo. 

Todos nós temos muita sorte de que um mestre com tamanha luminosidade ainda esteja conosco. 

Que as condições se manifestem para sua longevidade!



Comentários

Postagens mais visitadas