Carta de Yongey Mingyur Rinpoche ao entrar em Retiro


Queridos amigos, estudantes e praticantes de meditação, quando vocês lerem esta carta, eu já terei iniciado o meu longo retiro que eu anunciei no ano passado.  Como vocês devem saber, eu sinto uma muito forte conexão com a tradição de estar em retirar desde que eu era um rapazinho crescendo nos Himalaias. Mesmo quando eu ainda não sabia como realmente meditar, costumava fugir de casa para uma caverna próxima, onde me sentava em silêncio e cantava continuamente o mantra "om mani peme hung" presente na minha mente.  O meu amor pelas montanhas e pela vida simples de um meditador vagueando, sempre me atraiu desde sempre.

Assim foi até que estando eu no inicio da minha adolescência, tive a minha primeira oportunidade de fazer um retiro formal. Até aquela época, eu morava em Nagi Gompa, uma pequena ermida, nos arredores de Kathmandu.  Foi ali que meu pai, Tulku Urgyen Rinpoche, primeiro me ensinou como meditar.  Depois de treinar durante alguns anos com meu pai, ouvi dizer que um tradicional retiro de três anos estava programado para começar em Sherab Ling, no mosteiro de Kenting Tai Situ Rinpoche na Índia. 

Apesar de eu ter apenas 11 anos de idade, eu implorei a meu pai para me deixar ir.  Ele estava feliz por ver o meu entusiasmo, já que ele mesmo havia ficado em retiro por mais de 20 anos ao longo de sua vida.  Quando falamos sobre a idéia de eu ir fazer um retiro, rigorosamente tradicional, ele me falou sobre o grande yogi Milarepa e de como o seu exemplo como praticante foi importante para gerações de meditadores do budismo tibetano.

O início da vida de Milarepa foi cheio de miséria e sofrimento.  Apesar de todo o mau karma que ele criou quando jovem, ele finalmente superou seu passado tenebroso e atingiu a iluminação completa vivendo isolado em cavernas nas profundezas das montanhas.  Uma vez que ele tinha atingido a iluminação, Milarepa pensou que não haveria mais necessidade de continuar nas montanhas.  Ele decidiu levar a sua mente mais para baixo, para as áreas mais povoadas, onde ele poderia ajudar diretamente a aliviar o sofrimento dos outros. Uma noite, não muito tempo depois ele decidir partir, Milarepa teve um sonho com o seu mestre Marpa.  No sonho, Marpa encorajou-o a ficar em retiro, dizendo-lhe que através de seu exemplo, ele tocaria e ajudaria a vida de incontáveis pessoas.

Depois de me falar sobre a vida notável de Milarepa, meu pai disse, "As profecias de Marpa vieram a acontecer.  Apesar de Milarepa ter passado a maior parte de sua vida vivendo em cavernas remotas, milhões de pessoas foram inspiradas pelo seu exemplo de vida ao longo de séculos. Ao demonstrar a importância de praticar em retiro, ele influenciou toda a tradição do budismo tibetano. Milhares e milhares de meditadores têm manifestado as qualidades da iluminação devido à sua dedicação e exemplo."

Alguns anos mais tarde, durante o meu primeiro retiro de três anos, eu tive a sorte de estudar com outro grande mestre, Saljey Rinpoche. No meio do terceiro ano de retiro, eu e alguns dos meus companheiros retirantes aproximamo-nos de Rinpoche para pedir os seus conselhos. Tivemos enorme benefício derivado do retiro e perguntamos-lhe como poderíamos ajudar a manter esta preciosa linhagem. "Praticando!" respondeu Saljey Rinpoche, "Eu estive em retiro quase a metade da minha vida. Esta é a forma genuína de ajudar os outros. Se vocês quiserem preservar a linhagem, transformem vossas mentes. Vocês não vão encontrar a verdadeira linhagem em qualquer outro lugar."

Os ensinamentos e o exemplo de meu pai e Rinpoche Saljey inspiraram-me profundamente. Esta inspiração, juntamente com o meu próprio desejo natural para a prática em retiro, tem sido uma luz guia durante toda a minha vida.

Quando meu primeiro retiro formal terminou, Saljey Rinpoche faleceu e Tai Situ Rinpoche pediu-me para tomar o seu lugar como mestre de retiro. Aceitei o meu novo papel e fui liderando retiros de meditação e ensinamentos durante mais de 20 anos. Em particular, nos últimos dez anos tenho passado a maior parte do tempo ensinando ao redor do mundo. Eu tenho estado em mais de trinta países, partilhando a minha experiência de superar os ataques de pânico que experimentei quando criança e transmitindo os ensinamentos que meus mestres me foi confiaram. Ao longo dos anos, eu vi e constatei a verdade das palavras do meu pai e de Saljey Rinpoche.  Pois ambos me ensinaram, que a experiência adquirida em retiro é uma ferramenta poderosa para ajudar os outros.

Nos meus primeiros anos, eu treinei bastante em diferentes maneiras. O tempo que passei com meu pai incluiu rigorosa meditação, mas não era um retiro estrito, no sentido de eu conhecer outras pessoas e poder ir e vir livremente. Meu retiro de três anos em Sherab Ling Monastery, por outro lado, foi mantido em isolamento completo. Um pequeno grupo de nós vivia em uma área fechada e não tinha qualquer contato com o mundo exterior, até o retiro terminar. Estas são duas formas de prática, mas não são as únicas maneiras. Como foi demonstrado pelo grande yogi Milarepa, há também uma tradição de peregrinação de lugar para lugar, ficando em cavernas remotas e locais sagrados, sem planos ou agenda fixa, apenas com um compromisso inabalável no caminho do despertar. Este é o tipo de retiro que eu vou estar praticando ao longo dos próximos anos.

Esta tradição não é muito comum nos dias de hoje. Meu terceiro principal Mestre, o grande yogi Dzogchen Nyoshül Khen Rinpoche, foi um dos poucos mestres que recentemente práticou desta forma. Khen Rinpoche praticou em retiros fechados quando era mais jovem, mas depois assumiu a vida de um yogi vagueando. Ele deixou cair por completo a sua vida normal e atividades. Ninguém sabia onde estava ou o que ele estava fazendo. Ele passou tempo meditando em cavernas isoladas e outros locais onde os grandes mestres do passado, como Milarepa e Longchenpa, haviam praticado, e em determinado momento ele mesmo viveu entre os sadhus hindus da Índia. Sua história é um exemplo perfeito de um moderno yogi despreocupado.

Mais recentemente, Tai Situ Rinpoche, o último dos meus quatro principais Mestres, falou sobre a meditação em retiros de montanha durante um ensinamento que ele deu em 2009. Durante mais de quatro meses, Rinpoche passou a linhagem de um importante texto de meditação chamado “O  Oceano do verdadeiro significado ”. Este é um dos principais manuais de instrução utilizados pelos praticantes de meditação da linhagem Kagyu. Menciono meus professores aqui, porque a sua sabedoria e compaixão tem alimentado o meu desejo de fazer do retiro o ponto focal da minha vida. Meu pai e Saljey Rinpoche encorajaram e apoiaram as minhas primeiras experiências em retiro, enquanto Nyoshül Khen Rinpoche e Tai Situ Rinpoche me inspiraram a seguir o caminho de um yogi vagueando. Como um vagalume minúsculo no meio do esplendor do sol, eu nunca posso esperar comparar-me com os meus preciosos Mestres, mas sem o seu exemplo e inspiração, eu não teria seguido este caminho.

Vocês poderão pensar que enquanto eu estiver em retiro nós não seremos capazes de ficar ligados uns aos outros. Claro, não seremos capazes de vermos um ao outro por alguns anos, mas não se esqueçam que a nossa conexão é através do Dharma. Não é simplesmente vendo os nossos Mestres, ou mesmo ouvindo-os, que criamos um vínculo espiritual. É quando tomamos os ensinamentos que temos recebido e os colocamos em nossa própria experiência que uma conexão inabalável é formada. Quanto mais praticamos, mais forte o vínculo com o nosso Mestre se torna.

Três dos meus quatro professores já há muito faleceram. Às vezes, eu me lembro como era estar com eles e ouvi-los ensinar. Lembro-me como alegre e leve eles eram, e como eles se comportavam com tanta dignidade e liberdade. Estas memórias fazem-me um pouco triste, mas quando me lembro do que eles me ensinaram e deixaram a sua sabedoria encher meu ser, eu posso sentir a sua presença em qualquer lugar e em qualquer hora. Assim, enquanto você e eu poderemos nos separar fisicamente ao longo dos próximos anos, através da nossa prática nós estaremos sempre juntos.

Eu sinto uma grande sensação de carinho e amor quando penso em todos vocês, como sendo uma grande família. Então não se preocupem, eu não estou tendo uma crise de meia-vida. Eu não vou para retiro porque estou cansado de viajar, ou doente de ensinar discípulos. Na verdade, é exatamente o oposto. Durante esse tempo, nossa prática nos aproximará.

Há momentos em nossas vidas quando nos concentramos em aprender e estudar, e outros onde levamos o que aprendemos e os trazemos profundamente para nossa experiência. Esses são os processos que cada um de nós cruzamos individualmente, mas ter o apoio de uma comunidade pode ser uma grande ajuda quando seguimos o caminho. Tem sido maravilhoso ver como muitos de vocês se uniram nos últimos anos para ajudar a formar e moldar a nossa crescente comunidade. Embora eu tenha ajudado e apoiado a comunidade através dos meus ensinamentos, a própria comunidade são vocês próprios. Ela está lá para apoiá-lo no caminho do despertar, e será o seu empenho e apoio que permitirão o florescimento da comunidade nos próximos anos. Recebendo apoio e orientação da comunidade, e retribuindo da maneira que pudermos, isso é parte integrante da jornada.

Para ajudá-lo a continuar o caminho, eu preparei muitos ensinamentos ao longo dos últimos anos, que serão entregues por minhas emanações. Estas emanações podem aparecer magicamente em qualquer lugar e vai ensinar-vos apenas aquilo que precisam para aprofundar a sua prática. Do que é que eu estou falando? Tecnologia moderna é claro! Nós gravamos centenas de horas de ensinamentos sobre uma vasta gama de tópicos, e estes ensinamentos serão disponibilizados nos próximos anos. Alguns vão ser usados para cursos on-line e seminários, outras serão mostrados em centros Tergar e grupos, e alguns vão estar livremente disponíveis online. Em alguns aspectos, emanações minhas em vídeo são melhores do que meu verdadeiro eu. Você não terá que alimentá-los ou colocá-los em um hotel. Eles vão esperar pacientemente até que você esteja pronto para eles. E o mais importante, eles não vão se sentir mal se você ficar entediado e desligá-los!

Não pensam erradamente que o seu leitor de DVD vai ser o seu novo guru raiz. Ensinamentos gravados nunca podem tomar o lugar de uma transmissão direta de Mestre para aluno. O que eu estou tentando dizer é que ainda haverá muitas oportunidades de estudo e prática, especialmente para aqueles que estão seguindo os programas “A Alegria de Viver” e “O Caminho da Libertação”. Há também outros lamas maravilhosos com quem estudar, como Sua Santidade o Karmapa Orgyen Trinley Dorje, e meu professor Tai Situ Rinpoche. Meu irmão, Tsoknyi Rinpoche, também é um excelente professor e concordou em orientar a comunidade Tergar enquanto eu estiver fora. Finalmente, temos os nossos próprios lamas Tergar e instrutores que irão liderar retiros e workshops em todo o mundo. Na verdade, haverá tanto a acontecer, que talvez você nem perceba que eu fui embora!

Na despedida, eu gostaria de dar-lhes um pequeno conselho para conservar em seu coração. Você até poderá dizer que ouviu eu dizer isto antes, mas é o ponto-chave de todo o caminho, por isso vale a pena repetir: Tudo o que estamos procurando na vida - toda a felicidade, contentamento e paz de espírito - está aqui mesmo no momento presente. Nossa própria consciência. fundamentalmente pura e boa. O nosso único problema é que ficamos tão envolvidos nos altos e baixos da vida que não temos tempo para fazer uma pausa e observar aquilo que já temos.

Não se esqueça de abrir espaço em sua vida para reconhecer a riqueza de sua natureza básica, para ver a pureza do seu ser e deixar que as suas qualidades inatas de amor, compaixão e sabedoria naturalmente surjam. Nutram esse reconhecimento como se fosse uma pequena semente. Permitam que ela cresça e floresça.

Muitos de vocês têm generosamente perguntado como poderiam ajudar a apoiar o meu retiro. Minha resposta é simples: Manter este ensinamento no coração da vossa prática. Onde quer que você esteja e o que quer que esteja fazendo, faça uma pausa de vez em quando e relaxe a mente. Você não tem que mudar nenhuma coisa sobre a sua experiência. Você pode deixar os pensamentos e sentimentos ir e vir livremente, e deixar os seus sentidos bem abertos. Faça amigos com sua experiência e veja se você pode notar o espaço da atenção plena que estará com você o tempo todo. Tudo o que você sempre quis está aqui neste momento presente de consciência.

Eu irei mantê-lo em meu coração e em minhas orações.

no Dharma,

Yongey Mingyur Rinpoche

Comentários

Postagens mais visitadas