Sua Santidade Dudjom Rinpoche

Nascido, em 1904, numa família nobre da província de Pemakö, Kyabje Dudjom Rinpoche foi reconhecido aos três anos como a reencarnação de Dudjom Lingpa, um grande descobridor de Tesouros. Recebeu ensinamentos dos maiores mestres da sua época, podendo-se citar como seus mestres principais os nomes de Djedrung Thrinle Djampa Djungne, Phukong Tulku, Gyurme Ngedön Wangpo, Gyurmé Phende Özer e Minling Dordzin Namdröl Gyatso.
Aos quatorze anos deu pela primeira vez a transmissão do Rintchen Terdzö e compôs os seus primeiros escritos aos dezessete. Era considerado como a reencarnação, entre outros, de Guru Rinpoche e Yeshe Tsogyal. Dudjom Rinpoche foi reconhecido como o maior tertön do seu tempo e escreveu, ao longo da sua vida, mais de cinquenta volumes.
O seu estilo único é um misto de erudição e inspiração poética, numa linguagem direta e colorida que cativa e inspira. É particularmente conhecido pela clareza com que exprime os ensinamentos da Grande Perfeição. Sua Santidade o Dalai Lama nomeou-o chefe espiritual dos Nyingmapa em 1959, quando já estava no exílio.
Fundou numerosos mosteiros e centros de prática no Butão, Nepal, Sikim, Ladakh, Taiwan, Hong Kong, Estados Unidos e França. Foi também sob a sua autoridade espiritual que se iniciaram os retiros de três anos organizados por Tsetrul Pema Wangyal Rinpoche em Dordogne (França). Dudjom Rinpoche faleceu em sua casa em Dordogne a 17 de Fevereiro de 1987.
O seu kundung permaneceu na França durante um ano, depois foi levado para o Nepal onde está conservado no interior de uma Stupa em seu templo de Bouddhanath.

Comentários

Postagens mais visitadas