Kangyur Rinpoche


    Longchen Yeshe Dorje nasceu em Kham, no Tibete oriental, em 1898. As suas qualidades espirituais manifestaram-se desde a infância. Estudou com alguns dos maiores Mestres espirituais do seu tempo, tais como Jedrung Rinpoche Trinle Jampa Jungne (ele próprio um discípulo de Jamyang Khyentse Wangpo e de Jamgön Kongtrul Lodro Thaye) e Jamgön Mipham Rinpoche. Longchen Yeshe Dorje foi um grande erudito e um Terton,  descobridor de tesouros espirituais. Uma das suas atividades mais extraordinárias foi a transmissão oral do Kangyur, o cânone das escrituras Budistas que consiste em mais de uma centena de volumes, o que fez por mais de trinta vezes. Por esta razão, passou a ser conhecido como Kangyur Rinpoche.




    A vida de Kyabje Kangyur Rinpoche teve dois períodos distintos. A primeira metade foi dedicada ao estudo e a prática. A sua diligência no estudo não tinha paralelo e tornou-se uma autoridade respeitada, não só em relação aos ensinamentos de todas as escolas do Budismo Tibetano, como também em relação a muitas outras áreas do conhecimento, tal como a Medicina (Kyabje Kangyur Rinpoche era médico), a astrologia e as ciências naturais. Em paralelo, Kyabje Kangyur Rinpoche combinava a enorme erudição com uma grande disciplina na prática espiritual, adquirida após longos retiros. Estas qualidades levaram-no, desde muito cedo, a ser o Abade do monastério de Riwoche, em Kham, um importante centro da tradição Rime, não sectária, onde eram praticadas as linhagens Nyingma e Taklung Kagyu do Budismo Tibetano. No entanto, optou por deixar o monastério, adotando uma vida  eremita no Tibete e na região dos Himalaias, onde recebeu ensinamentos preciosos e coletou raros livros e manuscritos. 

    No segundo período de sua vida, Kyabje Kangyur Rinpoche casou com Jetsün Jampa Chökyi (Ama-la), com quem teve seis filhos : Rigdzin-la, Yangchen-la, Taklung Tsetrul Pema Wangyal Rinpoche, Chökyi-la, Rangdröl Rinpoche e Jigme Khyentse Rinpoche (por ordem de nascimento).
Este período caracterizou-se por uma enorme humanidade e dedicação aos outros, em particular aos mais necessitados, como os doentes, idosos e órfãos, bem como à transmissão de preciosos ensinamentos espirituais. Prevendo a invasão do Tibete, Kyabje Kangyur Rinpoche deixou o pais com a sua família e uma coleção de livros de inestimável valor antes de 1950. Instalou-se em Darjeeling na Índia, onde fundou o mosteiro Orgyen Kunzang Chokhörling e foi um dos primeiros grandes Mestres Tibetanos a aceitar estudantes ocidentais e a expressar o desejo de estabelecer centros no Ocidente.


    Kyabje Kangyur Rinpoche foi também um escritor prolífico, sendo uma das suas maiores obras A Quinta-Essência das Três Vias (traduzido do Tibetano para Inglês pelo Grupo de Tradução Padmakara e publicado por Shambala, 2001), que comenta o texto Tesouro de Preciosas Qualidades de Rigdzin Jigme Lingpa. Este comentário é considerado um guia indispensável para todos os que tenham interesse genuíno no Budismo. Outro dos trabalhos seminais de Kyabje Kangyur Rinpoche é o seu comentário do texto Carta a um Amigo, de Nagarjuna (traduzido do Tibetano para Inglês pelo Grupo de Tradução Padmakara e publicado por Snow Lion Publications, 2006).
Muito mais do que estas breves palavras podem expressar relativamente à sua vida e atividade, a existência de Kyabje Kangyur Rinpoche foi um paradigma perfeito sobre a forma de integrar os ensinamentos do Buda na vida diária.

Kyabje Kangyur Rinpoche e Jigme Khyentse Rinpoche

fonte Fundação Kangyur Rinpoche




Comentários

Postagens mais visitadas