Tulku Thondup Rinpoche 1939 -2023

Tulku Thondup Rinpoche


Uma das grandes luzes deste mundo, uma das vanguardas que primeiro apresentou aos ocidentais os ensinamentos de sabedoria de Padmasambhava, passou para o mahaparinirvana na noite passada. Esse homem é Tulku Thondup Rinpoche, que simplesmente pedia às pessoas que conhecia, aos seus amigos e às pessoas próximas a ele que o chamassem de “Tulku”, como alguém chamaria um amigo de Jane ou Joe. Tulku em tibetano refere-se ao nirmanakaya ou forma corporal de Buda. Através do seu ser sábio, da sua serenidade, da sua devoção, da sua bondade incessante, do seu delicioso sentido de humor e da sua alegre simplicidade, ele realmente parecia (pelo menos para aqueles que foram abençoados pela sua vigília) ser o Buda de Cambridge, Massachusetts, onde ele viveu desde sua chegada como pesquisador visitante em Harvard em 1980.


Há uma perfeição em Rinpoche que se expressa de diversas maneiras. Ele era o estudioso perfeito. Através de seus ensinamentos do dharma e dos livros que ele traduziu ou escreveu, existe a clareza do dharma puro. Sua fala, gravada ou escrita, é a fala iluminada da percepção pura. Há muito a ser aprendido com seu trabalho, seja alguém novo no budismo ou um praticante considerado avançado. Ele escreveu vários livros sobre cura, livros sobre vários aspectos do caminho budista tibetano, especialmente através de seus próprios insights, como "Jornada Iluminada" e "Vida Iluminada". Ele explica nesses livros como misturar meditação e devoção – ele é mestre em ambas. Seus dois livros favoritos são "Mestres da Meditação e Milagres", onde apresentou as biografias de 35 mestres iluminados que possuem a linhagem Longchen Nyingthig da escola Nyingma do Budismo Tibetano, um ciclo de ensinamentos místicos revelados pelo grande estudioso e adepto Jigme Lingpa. É a sua “obra-prima”. Seu "Coração de Amor Incondicional" é o outro livro que o deixou mais feliz, pois pôde compartilhar sua própria prática interior para que qualquer pessoa assim comovida pudesse realmente fazer a mesma prática e, finalmente, alcançar a mesma realização. Ele expõe os ensinamentos essenciais do Mahayana e do Vajrayana diretamente, sem necessidade de experiência prévia. É uma síntese surpreendente de insights profundos e o melhor meio de encontrar sua mente e sua fala e despertar através desse encontro.

Tulku Thondup, Dodrupchen Rinpoche e o 5° Dodrupchen em 1984


Ele era o discípulo perfeito. Ele serviu seu lama, o Quarto Dodrupchen Rinpoche, impecavelmente através de sua profunda fé, e fazendo tudo e qualquer coisa que seu lama pedisse, incluindo cuidar dos estudantes ocidentais de Dodrupchen e de seu Centro Nyingmapa, Mahasiddha, em Hawley, Massachusetts.


Ele era o professor perfeito. Ele fez questão de não ter discípulos, mas através de sua atividade de sabedoria teve muitos que o consideravam seu professor, incluindo os estudantes ocidentais de Dodrupchen Rinpoche. Passar algum tempo com ele em seu pequeno apartamento perto de Harvard Square foi extraordinário, pois ele criou uma atmosfera onde poderia transmitir os ensinamentos budistas de todos os nove yanas do ponto de vista do ati yoga ou Grande Perfeição. Estar com ele era uma chuva incessante de bênçãos. O grande professor Nyingma, Kyabje Thinley Norbu Rinpoche, mencionou muitas vezes que “o estilo Tulku Thondup é o melhor estilo”.


Ele era o amigo espiritual perfeito. Ele estava extraordinariamente disponível para aqueles que precisavam de aconselhamento espiritual, precisavam de ajuda com doenças do corpo ou da mente, precisavam de ajuda para morrer sem medo, precisavam de ajuda sobre como lidar com amigos ou parentes doentes ou moribundos. Ele fez votos budistas para aqueles que estavam prontos, abençoou crianças pequenas e realizou casamentos ocasionais. Ele ofereceu ajuda a acadêmicos e aspirantes a acadêmicos. Sua presença era um farol de sanidade e confiabilidade. Seu relacionamento com sua maravilhosa esposa, Lydia Segal, foi um exemplo de puro amor.


Ele era o perfeito contador da verdade. Tudo o que ele disse era confiável e surpreendentemente prático. Tulku afirmou que nem todos têm o carma de alcançar a iluminação nesta vida. Ele apontou através de práticas muito simples, como aquelas descritas em seu "Amor Incondicional", que alguém poderia desenvolver a fé para renascer na Terra Pura de Amitabha. Ele ficou um pouco surpreso com o fato de tão poucos estudantes ocidentais terem se interessado pelos ensinamentos da Terra Pura, que são um aspecto muito importante do Mahayana e do Vajrayana no Tibete. Ele disse inúmeras vezes que desejava renascer em Dewachen, a terra pura, para beneficiar o maior número possível de seres. Que os sublimes desejos do Buda de Cambridge inspirem todos nós.


Sam Bercholz

29 de dezembro de 2023 

fonte: https://www.chronicleproject.com/the-passing-of-tulku-thondup-rinpoche/

Comentários

Postagens mais visitadas