O Grande yogi, Kyabje Chatral Rinpoche completa 100 anos hoje!


Ano passado, comemoramos o aniversário de 100 anos de Chatral Rinpoche de acordo com o calendário tibetano, hoje comemoramos o centenario do Precioso Mestre pelo calendário ocidental. Abaixo segue um bonito texto sobre Sua Santidade, encontrado em Ngagyur Shedrub Sungdrelling .

Kyabje Chatral Sangye Dorje Rinpoche

Hoje, no sagrado décimo dia do quinto mês do calendário lunar tibetano, é o aniversário de Kyabje Chatral Sangye Dorje Rinpoche, um dos maiores yogis vivo e mestre na Escola Nyingma do Budismo Tibetano. Hoje ele completa 100 anos - surpreendentemente inacreditável, mas verdade! Silenciosamente, ele permanece atualmente em sua humilde residência em Pharping, no Nepal, e continua vivendo a vida simples de um praticante do Dharma, completamente desinteressado pelas tentações do mundo ao redor. Ele foi, e continuará a ser um veneravél, inspirador, original e um Guru que "toca a alma" para muitas pessoas no Tibet, Nepal, India e em todo o mundo...

Nascido no Tibet Oriental para os pais de uma simples família nômade, em 1913, no mesmo dia em que Guru Rinpoche tomou a forma de Guru Dorje Drolo no Butão muitos anos antes, foi imediatamente reconhecido por altos lamas como sendo uma manifestação irada especial da mente de Guru Rinpoche. Ainda criança, Chatral Rinpoche deixou a casa dos pais para peregrinar pelo Tibet e praticar com os yogis da região. Mais tarde ele teve a chance de se tornar um discípulo próximo de Khenpo Ngawang Palzang (Khenpo Ngaga), Khyentse Chokyi Lodro e outros importantes mestres da linhagem Longchen Nyinthig. No total ele recebeu ensinamentos de mais de 100 altos lamas de diferentes tradições. A renomada figura da Escola Nyingma, Kyabje Dudjom Rinpoche, anunciou Chatral Rinpoche como seu discípulo mais próximo e como o regente/ detentor de sua tradição Dudjom Tersar.

No final dos anos 50, Sua Santidade deixou o Tibet para viajar extensivamente pelo Butão, Índia e Nepal,  estabelecendo e restaurando centros de retiro de meditação e Stupas budista pelo caminho. Sua Santidade finalmente se estabeleceu em Pharping, construindo o primeiro monastério budista de seu tempo em Yangleshod, lugar onde Guru Padmasambhava fez pessoalmente praticas de meditação.

Chatral Rinpoche passou mais de metade da sua vida em retiros e práticas solitárias, rejeitando centenas de propostas para visitar países ocidentais, preferindo permanecer desapegado das atividades mundanas. Ele é famoso por seu comportamento único, uma combinação de pureza da mente irada com a mais profunda compaixão e uma sabedoria expansiva, pela fala extremamente clara, direta e "pé no chão", pela maneira surpreendentemente humilde de viver e suas despretensiosas atividades Dharma, somados à capacidade de prever, entre outras, manifestando claramente as qualidades similares a Guru Padmasambhava.

É do conhecimento de todos, que é extremamente difícil ter a oportunidade de encontrar Sua Santidade, mais ainda receber transmissões ou ensinamentos diretamente dele, uma vez que Rinpoche prefere evitar as multidões, e escolhe apenas os que merecem muito como seus discípulos, submetendo-os preliminarmente a uma séries de difíceis testes. No entanto, milhares de pessoas da região do Himalaia consideram Sua Santidade como seu Guru Raiz.

Na ocasião deste dia especial, ao mesmo tempo que os abençoados alunos deste Guru incomparável, rezemos pela longa vida e pela saúde perfeita de Sua Santidade Chatral Rinpoche!  Que as bênçãos dos Budas de todos os tempos permaneçam com ele, que todas as orações e desejos para o Rinpoche sejam rapidamente realizados, e que possamos ter a oportunidade de possuir uma conexão karmica com o nosso querido Mestre em todos os próximos futuros renascimentos!

Feliz Aniversário ao nosso amado Guru!

Comentários

Postagens mais visitadas