Getse Rinpoche

 Katog Getse Rinpoche

Dentro da Primeira Escola de Tradução da linhagem Nyingma no Tibet, o Katog Gonpa é um dos principais monastérios mãe. Considerado como a primavera, que é a fonte de um rio, ele tem mais de trezentos monastérios por todo o Tibet. O principal monastério tem cinco grandes mestres reencarnados que o supervisionam e que são chamados "Os Cinco Detentores do Trono Dourado". Destes cinco, Sua Santidade Katog Getse Rinpoche tem sido reconhecido como a quarta encarnação do grande pandita estudioso, o puro sustentáculo de votos e siddha realizado - Wangchug Getse Mahapandita.

Ao longo de sua vida inteira ele tem mantido o estilo de vida de um asceta (tChatral em tibetano), ou seja, aquele que está livre das preocupações mundanas e suas atividades. Por muitos anos, o principal local de residência do Rinpoche tem sido o Monastério Katog Zhichen Bairo Ling em Katmandu, Nepal. Quando ele não está residindo e ensinando lá, viaja de um lugar para outro no Butão, India, Malásia, Estados Unidos e outros países sem um lar definitivo, indo de um retiro solitário na montanha para outro, frequentemente visitando templos e ensinando discípulos onde quer que vá.

Nascido na região de Golog no Tibet, Rinpoche foi reconhecido como um tulku por XVI Karmapa, Jamyang Khyentse Chokyi Lodro e Adzom Gyalsé Rinpoche. Estudou, contemplou e meditou com muitos grandes mestres como S.S. Jigme Phuntsog, Tulku Nyida -neto e linhagem de sangue de Terton Dudjom Lingpa, Katog Moktsa Rinpoche, Khenpo Ngakchung (Ngaga) e o Dalai Lama entre outros. Ele não apenas coloca grande esforço em seu treinamento com esses mestres, mas também viajou para muitos monastérios no Tibet e ensinou o Dharma para muitas pessoas lá, mantendo seu compromisso de se engajar em atividades que beneficiam.

Rinpoche serve como mestre de retiros no Chagdud Katog Ritrod, um centro de retiros do Chagdud Gonpa em Pharping, Nepal, a pedido de Chagdud Tulku Rinpoche.

Em particular, ele tem estado muito próximo de S. S. Dalai Lama e é como seu filho do coração.

Getse Rinpoche esteve no Brasil a convite do Chagdud Gonpa em 2007.

Comentários

Postagens mais visitadas